Acidente

Barro Duro perde líder comunitário Valdir Oliveira

Figura constante em lutas por melhorias do bairro foi atropelado na avenida Adolfo Fetter, na qual o próprio estava envolvido em reivindicações por iluminação

Jô Folha -

"É mais um conhecido nosso, é mais uma pessoa do bairro que perde a vida nesta avenida". O desabafo parte de Paulo Simões, morador do Barro Duro, sobre o acidente que vitimou o líder comunitário Valdir Oliveira na noite da última terça-feira (7) em Pelotas. Valdir das Figueiras, como era conhecido, foi atropelado na avenida Adolfo Fetter, no trecho entre a avenida José Maria da Fontoura e a entrada do Barro Duro. No local do acidente não há iluminação, o que tem sido uma constante reivindicação de moradores do bairro.

Valdir atualmente era presidente do Oásis Praia Clube, associação criada em 1958 e tradicional pelo formato de navio desenhado pelo arquiteto Adail Bento Costa. Foi dentro do clube que o corpo foi velado com centenas de amigos e familiares. Para muitos presentes, Valdir representava um lutador persistente e um ativista da praia. Entre as principais reivindicações estavam a preservação das figueiras na beirada da Lagoa dos Patos e valorização de aspectos turísticos do bairro, considerado por ele como esquecido pelo poder público.

Outra luta que recentemente se envolveu foi justamente a iluminação completa dos cerca de 2,5 quilômetros da avenida Adolfo Fetter entre o Balneário Santo Antônio e o Barro Duro. O envolvimento ganhou força neste ano, após uma jovem perder a vida na via também a noite e também em trecho sem iluminação. Valdir Oliveira nasceu em Pelotas no dia 14 de abril de 1944, era contabilista e tinha 74 anos.

Exemplo de luta e persistência
O filho Emmanuel Oliveira, 24, só possui boas lembranças do pai. "Essa luta dele de replantar árvores nativas na praia, de envolver crianças em projetos sociais. Se era algo pra fortalecer a praia e melhorar o bem estar da população do Barro Duro podiam contar com ele pra qualquer coisa", enalteceu o jovem. Para Emmanuel, ficam as boas lembranças do pai e os exemplos dados de como ser uma pessoa envolvida com a comunidade onde habitava, lembra o filho.

O Oásis Praia Clube, praticamente uma segunda casa de Valdir, completará 60 anos neste mês. "O navio (Oásis) está sem o seu capitão", lamentou Paulo Simões.

Reivindicações permanecem
Integrante de grupos de moradores do bairro, dona Marinez Bast Simões lamenta o estado da via e o que chamou de descaso do poder público com a população do bairro, que neste ano perdeu dois moradores em acidentes em trechos sem iluminação. "Ele se vai mas as nossas reivindicações permanecem. Até quando a prefeitura vai nos deixar nesta situação?", questionava.

Marinez também reclamou do atual estado da orla, das ruas do acesso à beira da praia e das vias internas do bairro. "Seu Valdir foi um lutador incansável, que chamou inúmeras vezes a atenção para essa iluminação. Vamos permanecer reivindicando, mesmo ouvindo tantos 'nãos'", rememorou.

Iluminação depende de aprovação da Caixa
Em contato com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, na tarde desta quarta-feira (8), ele garantiu que a obra permanece na lista de projetos que aguardam a liberação de recursos em um financiamento na Caixa Econômica Federal. O recurso envolve outras obras e foi aprovado em novembro do ano passado pela Câmara de Vereadores. "Estamos aguardando a análise do projeto dentro dos trâmites da Caixa. Nos foi informado que nossa cidade está entre as prioritárias, mas dependemos da análise do banco", informou. A obra ainda não tem previsão de ser iniciada.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Faem criará Memorial Maria Eulália da Costa Anterior

Faem criará Memorial Maria Eulália da Costa

Segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do Laranjal é reiniciada Próximo

Segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do Laranjal é reiniciada

Deixe seu comentário